Central Magazine

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 às 4:36
Saiba porque o SMC ficou obsoleto!

Salve Família, boa tarde !!

Hoje vou deixar a análise um pouco de lado e falar do meu setup diferentão.

 

  • Médias móveis e Fibonacci

Em todas as minhas análises vocês podem reparar as longitudes das médias com números quebrados. O que significam?
Em meus estudos sempre questionei o uso dos mesmos números em resoluções (resolução é o termo técnico para o “tempo gráfico”) diferentes.
Por exemplo a famosa “Média de 9” que muitos atribuem ao grande Larry Williams mas que ele mesmo já comentou que não tem nada a ver com isso. 

 

Normalmente os analistas usam média de 9 como a média rápida do setup em todas as resoluções, o que não está errado, mas o que é uma média de 9 num gráfico de 1h? São 9 horas. E no gráfico de 4h? são 36 horas… Num gráfico de 1 dia são 9 dias e no gráfico semanal são 9 semanas. O que representa isso no tempo realmente? NADA…. Não há confluência com nenhuma medida de tempo que temos hoje em dia! A semana tem 7 dias, o dia 24 horas…

 

Então conceitualmente não fecha com nada que possamos medir ou comparar. Antigamente, quando os gráficos eram plotados em folhas quadriculadas e com os pregões trabalhando das 9:00hs as 18:00hs poderia significar as 9 horas úteis do dia em numa época onde o gráfico mais rápido que poderia-se plotar era o de 1 hora, faria sentido.

 

Aqui estou falando de criptomoedas, que são ativos que não tem pregão. Trabalham 24×7 e temos resoluções menores de 1 hora. 
Mas então? como poderíamos medir o price-action no tempo e de forma coerente sem usar medidas de tempo? a resposte é: FIBONACCI !!!

Pensando nisso usei a sequencia de fibonacci nas minhas médias móveis. 

 

A sequência de Fibonacci são os números que dão origem as famosas porcentagens que vemos nas ferramentas de retração/projeção de Fibonacci. A sequência é composta pelos números 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,377 e assim por diante. Ou seja, partindo do número 1, o próximo número é a soma dele mesmo com seu antecessor ( Ex.: 3+5 = 8, 5 + 8 = 13,  13 + 8 = 21, etc…).
Então resolvi usar as seguintes medidas, aos pares: 8 e 13 para o curto prazo. 55 e 89 para o médio prazo e 144 e 233 para o longo prazo. 
São médias próximas ao “padrão” usado hoje (9, 21, 50, 100 e 200). Mas tomando os números aos pares eu consigo fazer as projeções e retrações somente lendo o cruzamento dessas médias.

 

Como Assim? Vejam no meu indicador “F!72 SuperTrade” (que você pode instalar solicitando um convite pelo meu site https://centralcrypto.com.br/2/indicadores) que eu tenho uma média SMA89 que muda de cor. A cor vermelha indica tendência de baixa e a cor verde indica tendência de alta no  médio prazo. A mudança da cor se dá quando a média SMA55 cruza a SMA89 para cima ou para baixo. 
As projeções e retrações de fibo ocorrem quando dividimos os números da sequencia de fibo. No nosso caso quando 55 rompe 89 para cima teríamos a divisão de 55/89 que dá 0.618, e quando 89 rompe a 55 para cima teríamos a divisão de 89/55 que dá 1.618.

 

Oras, se eu tenho o preço de cruzamento eu posso calcular qual será o preço projetado para cima e para baixo desse cruzamento, estabelecendo um suporte ou resistência a partir do cruzamento dessas médias!

 

Fora que as médias são realmente super assertivas e por serem atemporais funcionam muito bem em qualquer resolução!

 

 

  • Indicador de Volume

Eu uso o indicador de volume padrão do Tradingview, mas com uma configuração bem diferente da normal.
Normalmente a configuração padrão mostra barras verdes e vermelhas que errôneamente são chamadas de “Volume comprador” e “Volume vendedor” simplesmente pela cor da barra.
O erro aqui é considerar a cor da barra como venda ou compra.

 

O indicador simplemsmente mostra o volume, que por conceito é uma OPERAÇÃO. Uma operação consiste em uma copra E uma venda, pois para se vender alguém tem que comprar e vice-versa. Então em 100% das vezes o volume comprador é IGUAL ao volume vendedor. Então o indicador mostra o TOTAL DE OPERAÇÕES simplesmente.

 

Então porque a cor verde e vermelha? Pra facilitar a leitura o indicador mostra a cor da barra igual a cor do candle. Se o preço fechar abaixo da abertura fica vermelho, mas isso não significa que houveram mais vendas. Só significa que o preço caiu em relação ao candle anterior.

 

Portanto mudei a configuração para plotar uma área com as cores em azul. Com isso o indicador mostra exatamente o que se propõe: a QUANTIDADE de capital negociado naquele candle, nada mais.

https://www.tradingview.com/x/JbmXQHLj/

 

 

  • Cores dos candles

No mesmo indicador citado acima, o F!72 SuperTrade vocês podem reparar que as cores das velas são uma sequência de cores que vão do vermelho ao verde com 7 tonalidades em degradê. Cada cor representa um status de conjunção entre o momento, volume e tendência, (baseado no ATR). Então se temos: Tendência Bullish, Volume acima da média e momento positivo a vela fica verde escura. Igualmente se estamos com tendência negativa, volume abaixo da média e momento negativo, a vela fica vermelho escuro. As variações entre esses 3 indicadores fazem com que as velas vão mudando de cor a cada fechamento.
Esse indicador é ótimo para analisarmos por exemplo as manipulações do mercado!

 

Reparem que as bordas das velas continuam mostrando as cores vermelha e verde relacionadas ao fechamento/abertura. Então se uma vela com a borda vermelha apresentar a cor verde, isso indica que o preço possivelmente foi manipulado pois o preço caiu, mas a tendência+volume+momento estão positivados.

 

Reparem como que a insistência desses fatos acabou por reverter realmente a tendência, até as quedas começarem a realmente mostras a conjuntura de cores avermelhada.

https://www.tradingview.com/x/9hwxO92W/

 

 

  • Bollinger Bands Duplas

Este é um conceito FANTÁSTICO e absolutamente inexplorado pelos analistas.
O indicador Bollinger Band normal consiste em apenas 2 configurações: A longitude da média e o desvio padrão.
A BB nada mais é que uma média (normalmente 20 ou 21 períodos que no caso eu utilizo a de 21 por ser da sequência de Fibo) e 2 projeções usando um conceito matemático chamado DESVIO PADRÃO. O desvio padrão pode ser usado com um multiplicador e no caso do indicador BB normalmente é usado o multiplicador x2. (O Desvio padrão é uma fórmula matemática que define por amostragem qual seria o desvio máximo de eventos a partir de um parâmetro fixo que no nosso caso é a SMA21. Então a banda de cima da BB é a SMA21 + Desvio padrão e a banda de baixo é a SMA – Desvio padrão.)

 

O desvio padrão 2 já se sabe que em casos de volatilidade normal, é o suficiente para medir desvios em um mercado sem muitas manipulações. O que NÃO É o caso do mercado crypto. Mas se aplica bem na maioria dos casos.

 

A minha Bollinger Band é composta de 3 na verdade: a BB com 1 desvio, 2 desvios (a “normal”) e a de 3 desvios. As bandas de 1 e de 2 desvios formam 3 zonas internas: a zona cinza, que é a zona “Neutra” onde o preço poderia se movimentar sem tanta influência da tendência. A zona verde que é a zona de COMPRA que vai da BB superior de 1 desvios até a linha superior da BB de 2 desvios e a zona vermelha que é a zona de VENDA que compreende o espaço entre as bandas inferiores de 1 e de 2 desvios.

 

Como sabemos a BB é um indicador de volatilidade e indica a tendência. Portanto enquanto o preço estiver na zona de compra ou de venda, a tendência é CONTINUAR nessas zonas até o price-action voltar para a zona neutra.
Reparem também como as linhas internas ajudam a detectar bouncings em momentos voláteis.

 

A minha solução para medir a volatilidade em casos extremos foi a de adicionar outra Bollinger Band sobreposta a normal mas com 3 DESVIOS, ou seja, apliquei um multiplicador de 3X a SMA21. São as linhas externas à Bollinger Band. Normalmente, mesmo em grande volatilidade, a BB de 3 desvios é o limite máximo dessa volatilidade e o preço não costuma nem ficar muito tempo nessa região, nem romper para fora. Portanto a BB de 3 desvios é ótima para delimitarmos o caso de um pump ou dump explosivo.

 

Na imagem é possível ver como o price-action respeita essas linhas internas e principalmente, a de 3 desvios:

https://www.tradingview.com/x/wYVg3xPS/

 

 

Como vocês podem ver também, meus indicadores possuem um painel informativo, onde podemos fazer a leitura direta de cada indicador.
No caso, o meu indicador F!72 Super Trade, o painel mostra o ADX, indicando textualmente a posição e se a leitura da posição é forte ou fraca, Mostra a acumulação/distribuição, o padrão da vela anterior, o MoneyFlow, mostra a leitura da bollinger band (se as bandas estão em paralelo, subindo ou descendo, em qual zona está o preço… Além de mostrar o RSI, Momento e MACD. Teoricamente voce pode ter infirmação desses indicadores sem nem precisar abri-los no painel inferior, aproveitando melhor o espaço de tela.

 

 

  • Indicador F!72 Market Monitor

Este é um multi indicador que mostra na tela a conjuntura de vários indicadores dos mais utilizados. A visão principal traz 4 indicadores: Curvas de Momento, ADX, MoneyFlow e estocástico.
Ele possui sinais de “compra” e “venda” que na verdade representam o cruzamento da linha rápida com a lenta do indicador estocástico que podem ser usados como gatilho para abertura e fechamento de posições.

 

Além disso, o indicador oferece uma leitura exclusiva do RSI com zonas e médias configuráveis. Podemos deixar a zona de sobrecompra em 70 ou 80 (ou qualquer valor que você queira) e a de sobrevenda idem. A média deste RSI também é configurável e permite até uma bollinger band para leitura da média, além de uma “EMA ribbon” para ela.
O RSI também permite ligar ou desligar o indicativo de divergências, que capta automativamente divergências normais e escondidas.

 

 

O Market Monitor também oferece um MoneyFlow baseado no indicador de Chaikin com média e zoneado de forma exclusiva, além de um MACD e do indicador WilliamsAD (indicador de volume muito assertivo criado por Larry Williams).

 

Assim como o F!72 SuperTrade, o Market Monitor também possui um painel de leitura imediata dos indicadores que fornece de modo contextual as informações lidas pelos indicadores.

 

Nas minhas análises, como vocês devem ter reparado, eu não utilizo o RSI. 
Tanto o RSI quanto o Estocástico são osciladores que correm dentro de um range que vai de 0 a 100 e medem a força do price-action. O RSI em si mede a força enquanto o estocástico mede a força do RSI. Por isso optei por usar somente o estocástico que me informa quando o RSI está forte ou fraco, pois idependente da posição que o RSI se encontre, quando ele está forte ou fraco é que vemos o price action atuar. 
Ele possui uma leitura mais “limpa” de quando e onde podemos basear nossas decisões pois normalmente ele não varia tanto quanto o RSI puro. 

 

 

Outro oscilador que mostra força são as curvas de momento, que lendo em conjunto com o estocástico nos dá claramente uma idéia de força e capacidade de movimento do price-action. E em uma análise técnica, bastaria 1 ou no máximo 2 osciladores para se ter a idéia do movimento do price-action no momento e para mim, Estocástico+Momento funciona melhor que o RSI em conjunto com algum outro.

 

Na imagem, as várias “caras” do indicador F!72 Market Monitor (de cima para baixo o monitor padrão com Momento, Estocástico, ADX e MoneyFlow, abaixo o RSI com o estocástico e a média com Bollinger Band, no meio o MACD, abaixo o MoneyFlow standalone e no fim, o Williams AD)

 

 

É isso aí Familia. Nos meus auto-estudos eu sempre procuro questionar o porque de cada instrumento, procuro entender o porque das fórmulas e quando conseguimos entender o conceito por trás de cada ferramenta, conseguimos aprimorá-las para as necessidades de momento e de cada ativo. Eu nunca me contentei em saber somente (por exemplo) que é pra “comprar com RSI sobrevendido e vender no RSI sobrecomprado”. Sempre procurei saber a fundo o porquê disso e com isso vamos entendendo melhor até as armadilhas do mercado.

 

Isso influencia diretamente em nosso set-up e se adequa melhor as características de cada trader. Não necessariamente minha forma de fazer trade é igual a forma de outras pessoas pois nisso 90% das vezes o psicológico é o que manda e cada pessoa nesse quesito é diferente uma da outra.

Por isso SEMPRE é importante levarmos ao pé da letra a sigla DYOR (Do Your Own Research) pois assim você se guiará pela sua própria cabeça e não pela dos outros e com isso você estará preparado para tomar as SUAS decisões, no momento que VOCÊ achar propício além de ter a liberdade de se arrepender e aplicar outras variáveis de maneira rápida e assertiva.

 

Tenham todos uma ótima semana e bons trades !!

 

Mini Boletins

CoinTelegraph
CoinDesk

Não perca esta incrível
Promoção !!

TODO O CONTEÚDO
DO SITE ABERTO ATÉ O FIM
DO ANO!!

Conheça nosso conteúdo exclusivo e interaja!

0%