Boa tarde Família !!
Vamos para mais um fechamento semanal, desta vez com um gosto bem amargo.
Como comentado na última análise, o price-action está em uma tendência de baixa no curto-médio prazo e com essa definição retomo a análise do canal de alta do gráfico semanal que estava mapeando.
Reparem como agulhamos 2 vezes o primeiro alvo, que corresponde a descompressão de meio canal (alvo mapeado em 25470dol em amarelo).
Reparem também o retângulo vermelho traçado em outras análises onde mapeamos zonas de mínimos de bouncings anteriores (flechas vermelhas). O preço veio testar exatamente esta zona por 2 semanas consecutivas. Esta é uma zona importantíssima, pois acima dela temos a configuração de fundos ascendentes (ou seja, se cruzarmos essa zona, perigosamente poderemos perder esta configuração) .
Olhando o indicador de Perfil de Volume, vemos uma linha vermelha logo acima do preço atual (26057) que é a linha de maior volume deste range depois do POC e está servindo de resistência neste momento. Acima desta linha existe muito volume transacionado, indicando uma área de muito interesse e sendo assim, muitos suportes e resistências. Abaixo temos um certo vácuo que poderá trazer o preço a patamares inferiores a 25K. Neste caso temos o alvo de descompressão total do canal de alta em 22.4K aprox e a projeção áurea da vela de ignição bearish, que foi a vela que nos fez perder o canal e rompeu a EMA8 (SMA200 e EMA55), que está em 23K (linha 1.618 da projeção de Fibo da vela).
A Banda de Bollinger, nesta foto configurada com 3 desvios padrão para tentar mapear o alcance máximo de um movimento explosivo, como é o esperado em breve mostra sua banda inferior em 23.2K aprox, muito confluente tanto com a projeção áurea da vela, quanto com outra linha de alto volume do indicador VPVR.
Olhando para o padrão formado pela vela atual, vemos a confirmação do gravestone Doji evidenciando uma grande rejeição compradora e isto logo após um dump, é um péssimo sinal.
Ainda não fechamos a vela, mas estamos a poucas horas disto e se o preço não se mover muito, poderemos ter o terceiro fechamento seguido abaixo do anterior, o que também é um sinal de fraqueza. Aguardemos o fechamento de hoje para confirmar isto.
Quanto aos osciladores, não há muito a acrescentar quanto à última análise: estocástico em sobre-venda (reparem com as linhas rápida e lenta estão afastadas ainda, o que poderia ser um prenúncio de que este indicador pode permanecer nesta zona por algum tempo), RSI estável, abaixo da sua média mas sem ameaçá-la e o indicador WilliamsAD mais uma semana na zona de distribuição, sem ameaçar a média e o que é pior, em paralelo a ela, num leve declive, confirmando a fase de distribuição no largo prazo.
Pra finalizar a volatilidade não se mexeu desde a nossa última análise e o BBWP continua nos mesmos 2.78% com a média na descendente em 3% aprox.
https://www.tradingview.com/x/fSVw26ai/
No gráfico diário volto a comentar das SMA200 e SMA233. Como já dito em minhas análises para mim este será o parâmentro mais importante a ser vencido para a definição do sentido que o Bitcoin irá tomar neste ano pré-Halving.
Veja como as médias dominam o movimento: Como o primeiro Dump partiu da EMA55 e nos movimentos seguintes rompeu a SMA233 e SMA200. Notem como o preço ainda retestou a SMA233 por algumas vezes até que a EMA8 rompesse e também servisse de resistência e que como durante o ultimo mini-pump a EMA8 foi rejeitada pela SMA233. Após esta rejeição, que partiu EXATAMENTE no reteste da SMA200, o preço engolfou a tentativa de recuperação e neste momento a EMA8 está mantendo o preço abaixo dela, afastando o price-action da SMA233.
E com o fechamento de hoje ainda estamos presenciando a SMA21 (que é a média da bollingerBand) rompendo a SMA233 para baixo, reforçando o espectro de resistências para que o preço venha a se recuperar acima da SMA233/SMA200.
O preço que está neste momento retestando a linha dos 26K muito mais como resistência que como suporte e aqui estamos no limiar daquela linha de perfil de volume comentada no semanal, onde vemos que o volume está bem menos denso para baixo que para cima o que facilitaria que o BTC viesse buscar mais liquidez para baixo.
Temos também a projeção de descompressão total do rompimento de um mini canal de alta no Diário (rompimento ocorrido no cruzamento do fundo do canal com o POC do VPVR) , cujo alvo foi atingido com louvor (em 23360Dol) e está servindo de suporte logo abaixo dos 26K.
O RSI mostra um leve indício de tentativa de recuperação de força onde até o momento no dia de hoje, veio retestar com sucesso sua média puxando consigo uma leve recuperação também do WilliamsAD mas ainda na zona de distribuição.
O Estocástico, como havíamos comentado na última análise fez um bouncing prematuro antes de chegar na zona de sobre-compra, o que poderia estar provocando um driver de divergência hidden Bearish. O MoneyFlow em 4pontos evidencia que o mercado está majoritáriamente vendido
https://www.tradingview.com/x/DHUi6UWd/
No gráfico de 4H temos uma cunha de baixa se desenhando onde neste momento estamos realizando o terceiro toque no topo. Apesar disto ainda estamos longe de seu ápice e se este padrão estiver correto, poderíamos ver ainda um toque no fundo, antes de seu rompimento definitivo (Se o BTC seguir a cartilha, claro. Mas sabemos que muitas vezes o BTC desafia o óbvio mesmo que momentâneamente).
O que vejo de mais interessante neste gráfico é a EMA8 vindo desafiar a SMA21 (média da BollingerBand, linha cinza): normalmente a interação entre essas médias nos evidenciam mudanças no “humor” da tendência de curto prazo. Reparem como o ultimo pump partiu EXATAMENTE desta interação.
Outro fator positivo é que estamos retestando a EMA8 do gráfico de 4H como suporte e que também estamos testando a linha 0.236 da retração de Fibo desde a última máxima até a última mínima nesta resolução. Em caso de testar positivamente, poderíamos vir buscar um toque no próximo degrau de Fibo, em 26.4K (linha 0.382 desta fibo).
Assim como em resoluções maiores, o WilliamsAD mostra que estamos na zona de distribuição apesar de que o indicador timidamente está testando fundos e escalando até se aproximar da sua média. Já o índice de volatilidade mostra um movimento tentando a se aproximar da média, lembrando que este indicador se destaca na interação com usa média tanto no rompimento quanto nos retestes. As bandas de Bollinger estão em retração apesar de que o BBWP ainda está alto. Isto se deve a “bolha” que se formou com o último pump e essa confuntura poderia nos trazer a um novo período breve de lateralização .
https://www.tradingview.com/x/guhnEOEs/
Na última foto vemos o RSI costurando sua média, assim como o estocástico em ascensão leve rumo a zona Bullish, sem maiores detalhes a observar. A curva de momento cruza para a zona positiva também sem movimentos bruscos enquanto o MoneyFlow mostra-se negativo. Aqui poderemos observar o comportamento destes 2 indicadores onde, caso o moneyflow insista em ficar vermelho, poderemos ver um bouncing prematuro na curva de momento, o que poderá puxar o estocástico e o RSI. A linha contínua da segunda tela de indicador, onde está a curva de momento é o ADX que se encontra novamente na descendente mostrando que a tendência está enfraquecendo, mais uma evidência de uma possível laterallização.
https://www.tradingview.com/x/f9N91uNQ/
E com isso encerro família. Reforçando o que foi dito anteriormente: em tendências de baixa, os alvos para baixo tendem a ser mais regulares que os alvos para cima. Neste mercado o dinheiro vai SEMPRE para a mão dos mais pacientes, portanto não operem contra a tendência. Salvo é claro, estiverem escalpelando com os olhos grudados no gráfico. E não esqueçam que NÃO operar, também É operar.
Tenham todos um ótimo fim de Domingo e uma boa semana !
Respostas