Salve Família, muito boa tarde.
Já no segundo dia da semana, vimos um reteste na SMA21 do BTC semanal, média bastante significativa de curto-prazo.
Poucos observadores notaram que esse toque coincidiu EXATAMENTE com a mínima do bouncing entre as 2 ATH de 2021. EU não acredito em coincidências.
Porém, seguimos abaixo da linha d’água (abaixo da linha do fechamento anterior) e abaixo da EMA8@Semanal.
Pela foto vemos que estamos exprimidos entre 2 médias rápidas e quase tocando na LTA desta BullRun. Na minha leitura esta LTA representa a base de uma cunha ascendente e um canal de fibo, também ascendente.
Desde o último pump, tivemos 4 toques na LTA superior mas em sucesso de rompimento, havendo bastante desgaste no price-action.
Como falamos do semanal no Domingo, queria apenas colocar estas observações visto que outros indicadores se mantém sem grandes movimentos.
https://www.tradingview.com/x/kbA2b2Ri/
No gráfico diário já temos mais informações: A volatilidade entrou no sentido vendedor. Pelo menos o índice de volatilidade estourou a tampa, chegando no seu máximo no dia de hoje. Com isso a vela atual chegou a romper a mínima do último dump dando o quarto toque no fundo de um canal de baixa bastante congruente nas retrações de fibo. A rejeição vendedora está sendo forte com compradores defendendo posições chegando a formar uma vela “Doji dragonfly” até o momento, mas que até o fechamento poderá fixar outro padrão.
O fato é que essa rejeição é sinal que os “Touros” ainda estão lutando mas o indicador WilliamsAD mostra que a amplitude da vela não condiz com o que o mercado ditou hoje, que foi predominância vendedora, fazendo o indicador seguir em baixa. Essa volatilidade de hoje pode ser explicada pelo indicador de Perfil de volume (barras horizontais a direita) que representam o volume JÁ TRANSACIONADO naquela faixa de preço (ao contrário do orderbook que são as ordens colocadas e AINDA NÃO transacionadas) reparem o vazio crescente: isso indica baixa volumetria, ou baixo interesse do mercado e essa vazio se extende até os 28K.
O Sinal bearish do price-action vem do fato de, de novo testarmos negativamente a EMA8 e de fecharmos mais uma vela abaixo do fechamento anterior e abaixo de uma linha de resistencia por volume.
Quem for mais observador reparou que eu disse que o índice de volatilidade estourou a tampa, poém o BBWP não….. Se repararem bem, não há contração das bandas de Bollinger, visto que elas estão praticamente paralelas, apontando para baixo em outro sinal bearish.
O Estocástico e o RSI apontam para baixo, com reversão do estocástico ANTES de chegar na zona Bullish (acima de 50) em outro péssimo sinal bearish.
Devido as confluências determinadas neste canal de baixa, os alvos para cima são as próprias projeções do canal de fibo, em especial a 0.5 que neste momento está em 29.5k e a 0.618 em 29,9K. Em 30.3K temos a 0.786 deste canal com o POC local pra servir de resistência.
https://www.tradingview.com/x/Fo3V6Q3P/
Já na resolução de 4H vemos o preço fazendo um bouncing engolfando a última queda. Isso seria bom, se não fosse a ação da resistência em 29.3K que claramente segurou os chifres dos touros deste tempo gráfico.
A volatilidade aqui realmente entrou e a força vendedora foi bastante forte chegando a fechar uma vela fora do limite inferior da banda de Bollinger com 3 desvios.
Recapitulando o uso da Banda de Bollinger nesta configuração: em movimentos mais voláteis não é fora do comum o preço estourar e fechar uma sequencia de velas fora das Bandas de Bollinger com a configuração padrão de 2 desvios.
Para tratar de medir até onde essa volatilidade pode alcançar, pode-se mudar a configuração do desvio padrão da Bollinger Band para 3, tendo assim um range maior de possibilidades dessa volatilidade alcançar. DIFICILMENTE uma vela “dorme” fora de uma BB com 3 desvios então essa simples configuração nos mostra 2 dados: UM é até ONDE essa volatilidade pode chegar, outra é a FORÇA desse movimento. Neste caso vimos que foi um rompimento bem “tenso” demandando liquidez de compra.
Falando em liquidez de compra, o indicador WilliamsAD nesta defesa dos 28.5 saltou para cima da média porém está perdendo força. É aqui que veremos o quanto os Touros ainda tem saúde para evitar que o BTC venha buscar mais liquidez abaixo.
Outro detalhe aqui é a cunha descendente desenhada em roxo. Reparem como a linha B-C horizontalizou dividindo a cunha em 2. E reparem como a acumulação na parte de cima tem muito mais volumetria que a parte de baixo.
O movimento desta semana demarcou os limites desta cunha mais uma vez e vemos que a resistencia de 29.3K conflue com o topo desta cunha.
Se a análise técnica estiver certa, este é mais um sinal Bearish, pois pra realizar a compensação da volumetria no alto desta cunha, o preço deveria seguir caindo até mais próximo da ponta.
Mas é aquela coisa, padrões gráficos também são anulados pois o mercado é soberano, e de qualquer forma, a tendência de rompimento deste padrão é para cima. Nisso o estocástico e o RSI estão contribuindo, já que seguem sua pernada ascendente (isso significa ganho de força). No caso do estocástico @4H a missão é romper a zona de sobre-compra, visto que ele foi rejeitado 5 vezes nos ultimos bouncings, nesta linha.
https://www.tradingview.com/x/afxqPcwc/
E pra fechar Família, deixo uma atualização da LTC que vive o Hype de entrar em Halving amanhã:
Depois de um movimento bullish neste fim de semana, o ativo acabou apanhando um pouco junto com seu irmão mais velho, o BTC.
Porém no caso da LTC a queda não foi tão expressiva vindo a ter uma agulhada de minutos abaixo dos 90Dol, que foi rapidamente rejeitado pelos investidores.
Após 2 velas de indecisão nesta resolução de 4H tivemos uma nova vela de ignição de alta com volume acima da média, amplitude 3x maior que o ATR e rompendo a EMA8 (ou EMA9 pra quem a usa) mudando seu direcionamento. Com isso sua projeção áurea fica na casa dos 96.7Dol e esse alvo deve se cumprir caso o preço rompa a máxima desse candle com reteste.
Reparem como a vela, além de tudo mostrou força fechando apenas pouco abaixo da 0.786 da sua própria projeção e o bouncing seguinte veio EXATAMENTE na EMA233, próxima a linha 0.618 desta fibo. Esses detalhes mostram que esse candle está muito propenso a segurar o preço em patamares acima de 90dol.
O bouncing de hoje veio na SMA21, um ótimo sinal bullish de continuidade da tendência uma vez que tanto a SMA21 como a EMA8 estão apontando para cima.
Aqui vemos como o WilliamsAD está navegando em linhas acima das últimas máximas e como o estocástico fez bouncing acima da linha 50, mostrando a vorça de momento do ativo.
O indice de volatilidade está chegando na zona de baixo da linha dos 30, o que neste indicador mostra uma zona de lateralização com pouca volatilidade.
https://www.tradingview.com/x/gQ8v9ioH/
Com isso me despeço família! Uma ótima semana para todos e bons trades!
Respostas