Boa Tarde Família !
Começo a publicação de hoje revisitando o par USDT/BRL nesse início de recuperação do preço.
O preço está novamente testando a casa dos 5BRL e no gráfico semanal vemos o rompimento (ainda não confirmado) de uma cunha descendente. Rompimento este que nos trás a uma zona de suporte/resistência por volume (faixa vermelha) e que termina próximo à linha 0.382 da retração de fibo puxada desde a última máxima até a última mínima, que está em 5.10BRL.
As bandas de Bollinger estão em retração e se vocês repararem a EMA8 está a 1 ou 2 candles de testar a SMA21 (média da BB) que é um cruzamento bastante pertinente do curto-prazo indicativo de reversão de tendência.
Reparem também que o último toque na cunha foi o bouncing para a estratégia 1,2,3 de compra e o último candle já emendou a estratégia 9.1 mostrando a força compradora de momento. O 1,2,3 de compra já atingiu o alvo principal e a projeção áurea (ou nro. Phi) do 9.1 está em 5.06BRL. QUem resolver comprar alguns USDT e segurar um pouco poderá obter algum lucro até que o mercado resolva o que fazer na faixa dos 5.10BRL.
O estocástico está bastante inclinado, mostrando um incremento de força bem alto em um curto tempo e já se encontra na zona de cobre-compra, enquanto o RSI ainda está na metade de baixo do seu espectro total, prestes a romper a linha dos 50 pontos.
Neste setup o estocástico está em 21 períodos e é um ótimo parâmetro para compararmos com a SMA21 (media da BB): normalmente, quando o estocastico@21períodos está na metade de cima do espectro, a média deveria ser ascendente, o que não está ocorrendo.
Isso pode nos trazer 2 possibilidades: a de que a EMA8 cruzando para cima, reverta a SMA21 para uma tendência positiva, ou que o estocástico caia com a mesma força com que subiu.
Este é o principal ponto de atenção do momento portanto vamos ficar de olho nesta interação !
O indicador WilliamsAD nos mostra que o volume está se aproximando da média, na zona de distribuição. O reteste ou o rompimento desta média nos dará clareza se o preço reverte ou se atingiu um topo local próximo aos 5BRL, que é uma resistência psicológica forte. O momento é de decisão.
https://www.tradingview.com/x/rWHfrQbI/
Já no gráfico USDT/BRL Diário vemos o preço respeitando uma curva de suporte bastante pertinente. Pela leitura da curva, ainda teríamos condições de subir mais um pouco, quem sabe para atingir os alvos traçados no semanal. Essa curva também poderia ser um indício da formação de um Cup&Handle mas ainda é muito cedo para determinar isso.
O Fato é que nesta resolução, vemos a banda inferior e superior de Bollinger no mesmo sentido (ascendente) e com a média (SMA21) também em ascensão mostrando tendência Bullish de curto prazo.
Aqui o importante será a interação com a EMA200/EMA233: reparem como a última máxima foi rejeitada exatamente na EMA233. Neste instante essa média se encontra em 5.015BRL.
O MoneyFlow se encontra bastante forte, indicando que os compradores estão no comando. Fato indicado também pelo indicador WilliamsAD que mostra uma ascensão bem proeminente ca zona de acumulação. O RSI também vem forte se aproximando da linha de sobre-compra e ainda com bastante espaço para evoluir.
Até agora só vimos indicações Bullish certo?
De bearish temos somente o estocástico por enquanto: o indicador já se encontra esticado na zona de sobre-compra e com 2 drivers de divergência bearish (1 normal e 1 hidden). Podemos ver o indicador esticar ainda mais no topo mas este pode ser o primeiro indício de desgaste dessa mini pernada de alta do USDT/BRL que caso não rompa a linha dos 5BRL poderá vir buscar liquidez mais abaixo do patamar atual, novamente.
https://www.tradingview.com/x/QoqN7ezF/
Já o BTC semanal mostra o preço com dificuldades. O POC (Point Of Control do indicador de perfil de volume que mostra o volume já negociado por faixa de preço) que Domingo estava acima de 30K, caiu para os 29.4K justo acima do preço atual.
Isso indica maior negociação nesta faixa de preço que anteriormente e que a briga (linhas de suporte/resistência) está ocorrendo mais próximo ao preço de mercado. Ou seja, este preço poderá ser um delimitador já que estamos a tanto tempo com a volatilidade comtraída nesta resolução.
Reparem também como o preço não consegue descolar da EMA8, média mais rápida deste setup. Um ponto positivo são as bandas de bollinger: as bandas inferior e superior estão paralelizadas na ascendente, mantendo a tendencia de curto-prazo ainda neste sentido.
Reparem também a curva de resistência traçada: ela já está na descendente e desde o último spike em 31.8K não voltamos a tocar nela.
Olhando o indicador WilliamsAD também vemos que, apesar de estarmos nos mantendo acima da média, na zona de acumulação, o indicador não se distanciou da média. O money flow também ainda se mantém baixo, indicando que o mercado se encontra desconfiado, não injetando muito capital no momento.
O estocástico já está na curva descendente novamente, printando sinal de reversão (venda) com queda na curva de momento também. O fato do estocástico, que é um indicador de movimentos rápidos, não ter chegado na zona de sobre-compra evidencia um desgaste na força compradora.
Se bem que ainda estamos na terça-feira, começo de semana e muita coisa ainda está por vir.
https://www.tradingview.com/x/4Q32xov1/
Primeira coisa que notamos no gráfico BTC@Diário é a compressão das BollingerBands novamente em 0%. Reparem que mesmo depois do spike da semana passada onde voltamos a tocar os 30K as Bandas não se animaram em expandir.
Tanto a BBWP quanto sua média estão num mínimo bastante comprimido e em breve poderemos ver um movimento mais forte vindo por esse motivo.
No gráfico diário já vemos que o preço está abaixo da EMA8 e SMA21 e além disso, abaixo do POC do VPVR comentado acima. As bandas inferior e superior de Bollinger estão paralelizadas, ambas para cima porém a média (SMA21) se encontra lateralizada e abaixo da média mais rápida (EMA8): indício de continuidade de tendência descendente.
O MoneyFlow está negativo, caindo e o indicador WilliamsAD ja mostra o rompimento da média para a zona de distribuição (sinal Bearish). O que é muito ruim visto que a tendência não está firmada e a volatilidade está bem contraída.
Se notarem lá no fundo do print, a curva de momento também está revertendo ainda na zona negativa, outro sinal bastante bearish indicando perda de força do ativo.
Aqui, assim como o gráfico semanal, o estocástico também perdeu força antes de atingir a zona de sobre-compra e se encontra cainda de forma lenta, já abaixo dos 50pontos, como mostra o painel de informação do indicador MKT Monitor.
Este mesmo painel indica verbalmente o status do RSI que rompeu suporte e está abaixo dos 50 pontos, o que é mais um sinal bearish desta resolução.
https://www.tradingview.com/x/nnvZTL9Z/
Então já sabem Família: momentos de indecisão com previsão de grande movimentação em breve! Não se exponham e não queiram acertar lá no meio da mosca.
Protejam-se com stops abaixo (nos longs) ou acima (nos shorts) dos alvos principais e caso sejam stopados, não queiram agarrar a faca caindo em seguida. O mercado sempre dará oportunidades de ganhos se vocês tiverem paciência.
Tenham todos uma ótima semana e bons trades!
Respostas