Salve, Família! Muito boa noite!
O Bitcoin hoje deu uma despertada e moveu o ponteiro da volatilidade para 3.5% aprox.. Movimento este que nos trouxe a uma variação diária de 3.1% e que deixou o preço acima da resistência do perfil de volume comentada nas análises anteriores.
Bom sinal até o momento, pois agulhamos o topo da banda interna de Bollinger, ficamos acima da zona de mínimos anteriores (faixa vermelha na foto) e ainda quebramos a sequencia de fechamentos abaixo da mínima (POR ENQUANTO!!! ) das últimas 3 semanas.
Porém ainda é pouco para mudança do panorama a curto prazo: reparem que as Bandas Inferior e Superior de Bollinger estão na descendente, ou seja, não há compressão. Então o aumento do valor do indicador BBWP se dá pelo fato de que uma das bandas está com uma taxa de decréscimo mais alta que a outra. Péssimo sinal, pois isso indica continuidade e aumento da tendência de baixa. Juntando-se os 2 fatores, só com a leitura dos dados da Banda de Bollilnger, percebemos que a volatilidade está realmente se voltando para o lado da venda no longo prazo.
O indicador de Índice de Volatilidade também deu uma despertada, movendo-se um pouco no sentido da sua média, trazendo a leitura que a fase de descompressão pode estar chegando ao fim.
O indicador estocástico, segue na zona de sobre-venda, com a linha rápida já mais próxima da lenta, indicando inversão de sentido a frente. Neste caso, seguindo fractais anteriores, podemos ter uma extensão da permanência deste indicador nas zonas de exaustão (neste caso sobre-venda) em tempos gráficos mais extensos como o semanal. Mas a leitura é de que a força do movimento de baixa pode estar chegando a um limite.
Mas o que acontece? Se a força do movimento de baixa está chegando a um limite e a tendência segue de baixa? Sim. Pode acontecer. Para a inversão da tendência, ainda faltam muitas confirmações porém podemos fazer essa primeira leitura de exaustão no longo prazo. Sabemos também que isso pode se estender, pode mudar de repente ou criar uma divergência (na verdade estamos vendo o que pode ser uma divergência Bearisg se formando no estocástico) e a força de baixa seguir avançando. O Bitcoin tem suas surpresas, por isso tentamos fazer a leitura de todos os cenários.
No caso dessa dicotomia, a tendencia lida no price-action com base na leitura das médias e banda de Bollinger é muito mais forte que a leitura do estocástico que é um indicador que mede a força do RSI e de variação muito rápida.
O bom, é que seguimos acima da SMA233 e a faixa de mínimos anteriores tem servido de suporte mantendo o padrão gráfico com fundos ascendentes, que é o que mais nos interessa a longo prazo.
https://www.tradingview.com/x/3d2Fpnja/
O gráfico diário nos mostra alguns pontos positivos: voltamos a romper a EMA8 depois de 1 semana abaixo, e de quebra também rompemos a SMA21 (média da Bollinger Band). Com isso houve uma quebra no direcionamento das 2 médias que eu utilizo muito para determinar a tendência de curto prazo. Caso o preço se mantenha neste patamar, de volta acima dos 26K, espero em breve ver a interação dessas 2 linhas novamente, na esperança de ver a EMA8 romper a SMA21 para o início de uma nova pernadinha bullish.
Já o contrário, no caso da rejeição da SMA21 sobre a EMA8 o suporte dos 26K poderá não dar mais conta do recado, uma vez que a EMA está posicionado exatamente em cima desta faixa de preço / POC do VPVR.
Aqui infelizmente ainda estamos distantes das SMA200 e SMA233, sendo que a média de médio-prazo EMA55 já cruzou a SMA200 para baixo. Para reforçar, em análises anteriores mostramos como essas 2 médias interagiram com o price-action em momentos chave do ciclo, determinando o início do bear-run pós ATH e o início da bull-run pós fundão de 2022.
As Bollinger Bands estão em compressão com o BBWP ainda na descendente.
O Volume aplicado hoje ainda não foi suficientemente grande apesar de termos criado força para agredir as resistências mais próximas. Como podemos ver pelo indicador WilliamsAD existe um suporte de fundo o qual foi testado diversas vezes e o movimento de hoje só foi o suficiente para afastar o indicador dele. Ainda não agredimos a média e como não canso de comentar sobre este indicador, a prinncipal leitura que fazemos dele é no rompimento / reteste. Portando seguimos na fase de distribuição nesta resolução diária apesar de que o dia foi mais tendencioso pro lado comprador.
Bons sinais tivemos dos índices de força: O RSI retesta positivamente a média (ATÉ O MOMENTO!! Aguardar fechamento) enquanto o estocástico printa uma “bola verde /sinal de compra” no meu indicador. Ou seja, com pouco volume e com o candle com uma amplitude maior que a dos últimos dias os compradores não tiveram muito trabalho nesta quinta-feira.
Reparem nos quadros de informações dos meus indicadorer abaixo que o Money flow virou para positivo e que a curva de Momento / MACD seguem novamente para uma pernada ascendente.
https://www.tradingview.com/x/T9uo5xIU/
No gráfico de 4H vemos um segundo spike do preço, sendo que o primeiro ocorreu ontem por volta das 15:00hs onde claramente tivemos um short-squeeze ( aqui abro o parentesis para comentar que a parte on-Chain das minhas análises voltarão em breve, para podermos entender melhor esses movimentos e a que se deve). Porém esse squeeze nos ajudou a reverter momentaneamente a tendencia de curto prazo, já que neste tempo gráfico vimos o rompimento da EMA8 sobre a SMA21 (média da Bollinger Band). Reparem como o movimento anterior parou exatamente na leitura do POC do VPVR. Para este segundo spike, traçamos uma retração de fibo desde a última máxima até a última mínima para entender o que o preço está tentando fazer com relação a este movimento e vemos que estamos testando a linha 0.382, estourando o limite superior da Bollinger Band de 2 desvios.
A paciência agora nos levará a revisar se este engolfo de 1 faixa da retração de fibo será devolvida nos próximos candles, ou se a demostração de força mostrada no gráfico diário será suficiente para manter o preço neste patamar, mais próximo do coração da Fibo deste movimento. Reparem que para o tempo gráfico de 4H o volume transacionado acima do ponto em que estamos já é menor que abaixo , mostrando maior volume para o suporte que para a resistência.
O estocástico fez um bonito bouncig exatamente na linha de sobre-compra, voltando para esta zona. Este movimento em confluência com a quebra da linha superior da Bollinger Band + rompimento da EMA8 nos leva a fazer uma leitura de continuidade deste movimento, talvez numa possível lateralização aguardando a média chegar ao mesmo patamar de preço (tendo a liberdade aí de ver os limites da Banda de Bollinger também perseguindo o preço).
O RSI acompanha este movimento dando um bonito salto se distanciando da média e da sua EMA-Ribbon, deixando um suporte bastante positivo na zona Bullish e o indicador WilliamsAD, provando o que sempre venho repetindo, mostra que a confirmação do movimento veio com o rompimento da média. Aguardaremos agora o reteste na média ou a permanência acima dela por alguns candles para termos a leitura de que o fluxo de acumulação se consolide neste tempo gráfico
https://www.tradingview.com/x/jgo4boqG/
Por hoje é isso Família! Com calma a gente chega lá! O importante é que no macro, estamos vendo a manutenção de fundos ascendentes e testes (até o momento positivos) em importantes médias. Isso cria uma base forte para os próximos movimentos e a derradeira tentativa de rompimento dos 32k.
Mas vamos com paciência!
Tenham todos um ótimo resto de semana pela frente !
Respostas