Salve Família, muito boa noite !
Hoje começarei falando do USDT/BRL: O Dolar Tether está rompendo a LTB superior do canal que forma o padrão da Xícara formada no gráfico diário, padrão esse que já foi mostrado aqui em análises anteriores.
Em um movimento contrário ao do BTC, como de costume, o ativo foi impulsionado para cima da sua média rápida, retestou a EMA8 e de acordo com a estratégia 9.1 conseguiu um impulso para testar e romper esta LTB. Reparem pelo indicador de Perfil de Volume como estamos justamente em cima de uma linha de grande volume, ou seja, suporte/resistência além de estarmos exatamente abaixo da SMA233. Tudo leva a crer que esta confluência de resistências possam frear este impulso momentâneamente, o que seria ideal para que o USDT viesse fazer um reteste na LTB como suporte. A EMA8 cruzando a SMA21 (linha cinza – média da Bolllinger Band) nos dá outro sinal Bullish de inversão de tendência de baixa no curto prazo.
O estocástico também é outro parâmetro que pode se juntar a confluência de resistências citada acima e forçar o preço a um reteste, senão na LTB do canal, na EMA8: O indicador já se encontra sobrecomprado em um fractal muito parecido ao movimento alcista anterior. O RSI acompanha este movimento navegando acima da sua média que apontando para cima, acima da linha média do range, nos mostra força no price-action.
As Bandas de Bollinger estão em expansão com o BBWP em 50% e o preço na zona verde do meu indicador de Bollinger Band Duplo, mostrando que ele pode seguir na tendência de buscar novos patamares.
O maior sinal Bullish do ativo neste momento fica por conta do indicador WilliamsAD que após um rompimento com reteste na sua média se distancia dela mostrando a força compradora que predomina no momento.
https://www.tradingview.com/x/qi4xROjI/
Outro ativo rompendo barreiras importantes é a ChainLINK. O LINK hoje iniciou um movimento onde está rompendo a LTB de um triângulo de baixa formado desde a sua ATH. O melhor indício de que este movimento pode não ser um Fake-Out é o também rompimento de uma linha no Perfil de Volume que só é superada pelo POC mostrando como o preço de 7.20Dol poderá servir de um forte suporte. O price-action está sendo impulsionado pelo também rompimento da EMA8 contra a SMA21 (linha cinza – média da Bollinger Band) logo após uma “costurada pra baixo” mas sem se distanciar. Este movimento da média mostra força para esta possível reversão de tendência no curto prazo (lembrando que o “curto prazo” de um gráfico semanal não é tão curto assim).
O ativo tem como meta atingir a zona vermelha logo acima do preço, que vai de 8.50Dol até 9.50Dol, que é uma zona de resistência histórica do ativo, apesar de não haver tanto Volume transacionado nesta faixa de preços.
Uma coisa a se notar é como o ativo vem lateralizado há exatamente 1 ano: A Bollinger Band corre na horizontal sem se expandir muito e neste momento temos 17% de contração, não pelo fato da Banda de bollinger estar comprimida mas pelo fato de que historicamente ela não tem se expandido. Portanto o nível de acumulação obtido nesta faixa entre 6Dol e 8.5Dol (vide o VPVR) é altíssimo e pode determinar a tendência para o restante do ano e para 2024.
Outro sinal bastante Bullish é o estocástico que veio fazer seu bouncing alcista na linha dos 40 pontos. Um bouncing prematuro que mostra recuperação de força do Price-action e que poderá romper finalmente a sequência de drivers de divergências Bearish que estamos vendo já há 1 ano.
Caso essa força se confirme e o preço venha a se manter acima da EMA8, poderemos ter uma confluência TRIPLA de suportes na casa dos 7.20 ~ 7.30 Dol: A própria EMA8, a LTB e o suporte por Volume do VPVR. Feliz coincidência para segurar o preço e impulsioná-lo para a zona de resistência acima. Só nos resta monitorar.
Novamente o WilliamsAD nos mostra um sinal Bullish: Bouncing na zona de distribuição curto, sem se distanciar da média seguido de rompimento e distanciamento dessa média no sentido comprador. Aguardemos que esse volume comprador siga entrando para mudar o panorama gráfico da ChainLINK.
https://www.tradingview.com/x/WfvoPYwc/
Mudamos para o BTC 4H onde os últimos movimentos acabaram por definir um padrão de Cunha de Baixa onde estamos constantemente, vela a vela, tentando romper a LTB superior deste padrão sem sucesso.
Com constantes rejeições tanto da EMA8 quanto da SMA21 o preço tem sido empurrado para baixo porém ainda mantém a configuração de fundos ascendentes não rompendo a emblemática casa dos 26K. Aparentemente este padrão já está chegando ao seu ápice, portando não podemos descartar uma agulhada para bvaixo a fim de buscar um último resquício de liquidez abaixo dos 26K.
As Bandas de bollinger estão paralelizadas para baixo marcando a tendência de curto praxo baixista neste tempo gráfico onde a EMA8 não consegue ameaçar a SMA21 (linha cinza- média da Bollinger Band) para tentar retomar a tendência de crescimento.
Sabemos que este padrão tem costumeiramente seu rompimento para cima e que, conhecendo o BTC isto pode acontecer sem qualquer cerimônia porém graficamente a posição do price-action em relação as médias, em relação a seu posicionamento dentro das Bollinger Bands e em relação ao padrão reconhecido, nos mostra que poderemos ter um pouco mais de sofrimento para uma reação ao mini-dump iniciado no final de Domingo. Parece que a dor da rejeição da SMA200 foi grande…
O Estocástico fez seu bouncing baixista quase em cima da linha de sebre-compra (assim como o bouncing anterior ) formando o princípio de uma divergência Hidden Bearish. Precisaremos acompanhar esta pernada para vermos se a força ligada ao price-action poderá reverter ou veremos o movimento normal de oscilação. QUem poderá responder isso é o RSI que está testando sua média como suporte neste candle.
Desta vez, o WilliamsAD mostra um sinal Bearish com 2 rejeições seguidas a sua média, a última bem longe dela inclusive. São os Ursos no comando mantendo o volume predominantemente vendedor.
Como estamos com as bandas de bollinger configuradas com 3 desvios, podemos deixar como suportes principais a banda inferior em 25.8K, o fundo da cunha descendente que neste momento está em 26K aprox. e a mínima do candle anterior que marcou um fundinho ascendente em 26.1K aprox. Alvos para cima vemos o topo da cunha atualmente em 26.3K, SMA21 em 26.4K e a EMA144 que costuma ser forte neste tempo gráfico em 26.5K.
https://www.tradingview.com/x/aLVn4Nre/
Por hoje é só Família, tenham todos uma ótima semana e bons trades !!
Respostas