Pessoal, muito boa tarde.
Até que este mes de Setembro não foi tão tenebroso e terminamos em um gain de 3.99% olhando o gráfico do BTC contra o Dolar da Bitstamp.
O Candle de Setembro, foi capaz de ameaçar a EMA8 desta resolução e também chegou a romper a EMA55 (linha roxa) num bom sinal de tentativa de recuperação mas vemos claramente como a SMA21 (média da Bollinger band – linha cinza) rejeitou o preço fazendo com que o fechamento ficasse em cima da EMA8, sem cruzá-la efetivamente. No curto prazo, para esse extenso tempo gráfico não foi um bom sinal esse fechamento, apesar de que a nova vela de Outubro já tenha tentado este rompimento.
Por enquanto, com a quebra da estrutura (BOS – Break os Structure) alcista que tivemos após o ATH na casa dos 28.8K marcamos um topo descendente em 31.8K (zona vermelha) e criamos também uma nova zona de interesse (POI – Point of Interest) entre o fundo em 16K e os 18K, que são os investidores que entraram comprados nesta região acreditando que a marcação do fundo estaria sacramentada. E justamente na zona de preços em que estamos até os 14K temos uma zona de Imbalance criada da corrida ao ATH de 2020 que já foi parcialmente mitigada até o fundo de 15.5K que tivemos há exatamente 1 ano.
Notem que eu disse parcialmente mitigada (zona amarela) pois dos 15.5K até os 13.8K que é uma linha de suporte/resistência criada no ciclo anterior que serviu de pescoço para a quebra do fundo duplo que originou a corrida ao ETH até a faixa azul onde foi criada uma nova zona de interesse (POI), não houve mitigação.
Estes dois fatores aliados com o fato que marcamos um topo descendente e muito provavelmente poderemos buscar uma nova zona de liquidez para marcar um novo fundo local, nos dão um sinal Bearish no gráfico mensal, vindo da análise do institucional.
Agora, qual poderia ser este novo fundo?
Na linha dos 25.4K temos um suporte de minimos e máximos históricos que pelo fato de já termos 6 toques nela, indica ser um suporte bastante forte.
Abaixo temos as zonas de interesse comentadas acima com o POI e o suporte mínimo na casa dos 13.8K.
Os outros sinais bearish que vemos vem dos osciladores mais conhecidos: O RSI está acima dos 40 tentando romper a sua média móvel já tendo uma compressão máxima das linhas que dão suporte a volatilidade desta média. E o maior sinal bearish de todos vem do estocástico que está na sua pernada baixista já saindo da zona de sobre-compra. Notem que não houve divergência de topos desde a ATH e também não estamos tendo divergência de fundos desde os 15.5K. Bom sinal pois com isso podemos dizer que o mercado está entrando em compasso e se re-estruturando depois da corrida desenfreada que tivemos no ATH criando um gigantesco imbalance nos tempos gráficos maiores (estamos pagando o preço do ATH até hoje!).
Podemos esperar que o BTC volte a subir com consistência a partir daqui?
Sim, do BTC podemos esperar tudo. A vela de Setembro marcou uma mínima abaixo da vela de agosto, mas manteve-se acima do preço de abertura deste candle. Caso isso se repita (fechar Outubro acima do preço de abertura de Setembro) e melhor, rompermos a máxima anterior em 27.5K aprox. poderemos estar marcando um pivô de alta com possivel fechamento acima da EMA8. Tudo também dependerá do desempenho da EMA8 que está neste instante testando a SMA21. Notem que, contando 8 candles para trás até o candle de Setembro, tevemos uma alta e isso refletirá na EMA8 deste mês portanto possivelmente poderemos ver este rompimento acontecer. Isso, claro, se o volume vendedor não entrar com força pois tudo depende disso em qualquer tempo gráfico.
https://www.tradingview.com/x/4IVjkS9N/
Já no fechamento semanal tudo indica que fecharemos acima da EMA8 com um cancle de engolfo Bullish em relação ao da semana passada. O problema deste fechamento, caso não mudem esses parâmetros até a noite é que não fomos capazes de reomper a última máxima e rompemos a última mínima. Com isso também passamos um pouco longe de tentarmos romper a próxima média que é a SMA21 (linha cinza – média da Bolllinger Band) mas pelo menos paralelizamos as 2 médias (EMA8 e SMA21) detendo a queda da tendência de curto prazo. Outro ponto favorável é que nos distanciamos um pouco mais da SMA233 e nos aproximamos da SMA200.
Como não agredimos a SMA21 ainda temos a Bollinger Band com as 2 bandas (superior e inferior) na descendente, assim como a própria média, a SMA21. Portanto ainda estamos marcando no curto-médio prazo uma tendência de baixa. A compressão história das Bandas de Bollinger, o famoso BBWP segue comprimido na casa de 3.43%.
Podemos ver meu indicador de Índice de Volatilidade, disponível gratuitamente no TradingView (momento Jabá) que a volatilidade finalmente resolveu testar sua média novamente. Insisto em repetir que este indicador é ótimo para operar rompimentos e retestes, portanto caso o indicador realmente romper esta média, poderemos finalmente ver a volatilidade entrando em definitivo. O sentido desta volatilidade nos dá o indicador WilliamsAD que também é ótimo para operar rompimentos e está neste momento, testando sua média como resistência. Ótimo sinal esta coincidência entre estes 2 rompimentos. Vamos ficar de olho sempre sem esquecer do movimento do insititucional em busca de liquidez, portanto não duvido que caso a volatilidade entre, ainda tenhamos um fake-out até o fundo da Bollinger Band mais ou menos, antes de voltarmos ao topo deste canal que esta lateralização está marcando (31.5K ~ 25K). Não esquecer também que estamos no meio do caminho da compensação de uma cunha ascendente cujo alvo está marcado em 23K aprox. (pode ser que realmente não atinjamos este alvo, mas a análise técnica evidencia que ele existe portanto não podemos ignorará-lo).
Já o estocástico está quase na linha divisória da zona de venda, e provavelmente com este fechamento ele irá atingi-la. Não temos divergência de topos neste gráfico e por muito pouco também não temos divergências de fundo marcando um compasso definido do mercado. O RSI está praticamente rompendo a sua média em cima da linha 50. Mas só poderemos confirmar este rompimento no fechamento da semana que vem.
https://www.tradingview.com/x/jqbkod3e/
https://www.tradingview.com/x/zAzOlm5U/
Ainda no semanal, uma análise do Institucional nos mostra que ainda devemos ter bastante atenção. Acabamos de retestar a casa dos 25K 2 candles atrás que é justamente a linha onde tivemos uma quebra de estrutura (BOS – Break of Structure) e que nos marcou uma zona de interesse (POI – Point of Interest) entre os 25K e os 25.3K.
Reparem pela projeção de fibonacci desta pernada entre a última mínima até a máxima que a definiu (pontos 1 a 2) como esse POI está exatamente abaixo da linha 0.5.
Ou seja esse POI está exatamente no meio do range total dessa pernada, oferecendo interesse tanto para compradores quanto para vendendores institucionais. Apesar de que esta zona já foi mitigada por 2 agulhadas, ela TAMBÉM está dentro de uma zona maior de imbalance (que é uma zona de preços que não foi testada completamente pela contra partida do mercado, ou seja, vemos a vela verde do pump do inicio de Março que a região compreendida entre as 2 flechas horizontais verdes que metade dela ainda não foi mitigada). Minha atenção aqui se dá na possibilidade de que esse volume/liquidez ainda esteja na mira dos Investidores de grande porte, em busca de Stops tanto de Longs quanto de Shorts para gerar liquidez.
Não esquecer do POI inferior que é justamente o principal deste cenário, pois está na região que compreende a mínima depois da quebra de estrutura (BOS) até o início do Pump que confirmou o movimento (ou seja, muita liquidez retida nesta faixa).
Fora isso, o canal lateral que que estamos já teve uma zona de interesse (POI) mitigada na última agulhada e se o institucional não estiver de olho nas zonas de interesse mais abaixo, poderemos estar em busca do topo do canal em 31K neste exatmo momento.
https://www.tradingview.com/x/sP1IZvC3/
Por último pessoal, uma atualização rápida da CHAINLINK:
No gráfico de 4H estamos rompendo uma cunha de alta desta pernada que nos trouxe a romper aquela LTB desde a ATH do ativo, indicado em análises passadas.
Esta cunha ainda não está confirmada, pois a mínima do candle atual ainda não rompeu a mínima anterior e tampouco teve volume forte o suficiente para isto, mas como temos neste meio caminho uma zona de liquidez que está entre 7.20 e 7.50dol e que o alvo desta cunha que ainda está em formação e esta alvo está exatamente neste miolo, vamos ter muita atenção com as entradas neste momento. Podemos ter um ponto excelente de compra, como também podemos estar no início de uma correçãozinha neste tempo gráfico. Aguardar essas confirmações !
O estocástico fez um bouncing baixista prematuro, não alcançando a zona de sobre-compra e está exatamente acima da linha de sobre-venda, portanto podemos esperar uma permanência um pouco mais alongada nesta região. O RSI também está prestes a ultrapassar a linha divisória do range numa pernada de perda de força enquanto o WIlliamsAD retesta sua média como suporte, coisa que não ocorreu nesta corrida.
Caso o WilliamsAD rompa sua média, poderemos considerar a virada de mão do mercado e que os vendedores serão os principais players do mercado, provavelmente em busca de consolidar lucros de curto prazo.
https://www.tradingview.com/x/QK1qBUH3/
Por hoje é só família, tenham todos um ótimo Domingo e bons trades !
Respostas