Muito boa tarde Família
Anteriormente vimos que o Bitcoin no gráfico diário foi rejeitado pela SMA200, agora em definitivo já que ele também já rompeu a SMA233, SMA100 e a EMA144, três médias de longo e médio prazo.
E com esses rompimentos estamos voltando pra parte de baixo dessa mini tendência no gráfico diário. Como comentei pra vocês em análises anteriores, estávamos acompanhando essas médias no gráfico diário pois aqui a SMA200 e a SMA233 foram de extrema importância no redirecionamento das tendências depois do ATH, quando essas médias rejeitaram os 48K e depois sustentando os 20K.
Então estamos brigando de novo com essas médias e de novo na parte de baixo. O que acontece agora?
Com esse rompimento no dia de ontem rompemos também a média SMA21, que é a média da Bollinger Band, aém de fazer o bouncing exatamente na faixa interna da minha Bollinger Band dupla permanecendo aqui naquela zona cinza que é a zona neutra.
Essa zna oferece um certo grau de estabilidade para que o preço possa dar uma lateralizada.
A gente vê também que o Bitcoin, com a vela de queda de ontem, rompeu uma LTA de uma mini cunha ascendente, cuja projeção dessa cunha está em 24,9K, praticamente 25, e exatamente nessa região a gente tem um order block validado. O que é um sinal bearish de curto prazo uma vez que estamos vendo o BTC buscando liquidez em tempos gráficos menores.
O estocástico na última pernada pra cima, foi rejeitado na linha de sobrecompra. Inclusive ele tentou uma recuperação no instante em que fez um novo toque na LTD superior dessa cunha, que é justamente ali onde está a SMA200. E com a rejeição da SMA200 o estocástico acabou perdendo força.
Como vocês podem ver ele está vindo em uma descendência bastante íngreme já tocando a linha de sobrevenda. Então caso o estocástico venha para a zona de sobrevenda, podemos esperar que o preço venha realmente tocar o POC do perfil de volume diário, que está na faixa de 26,6K, 26,7K, como comentamos anteriormente. Dependendo desse comportamento e desse suporte podemos esperar que esse order block, que está logo abaixo na faixa dos R$ 25,00, seja mitigado.
Um outro sinal bearish está vindo do indicador Williams AD: Com essa queda desses últimos três, quatro dias e rompendo a sua média para baixo vindo para a zona de distribuição, o indicador está mostrando que a força vendedora está sendo muito forte nesses últimos dias, depois da rejeição da SMA200. Vemos o indicador ainda na descendente, então, vislumbrarmos uma recuperação, teríamos que esperar que esse indicador fizesse um reteste positivo na sua mínima anterior que é a linha vermelha que está aparecendo no indicador. Será importante observar o comportamento dessa linha vermelha do Williams AD, para corroborar se esse movimento de baixa está terminando ou não.
https://www.tradingview.com/x/sbGcMme3/
No gráfico semanal, no que vai de outubro, estamos apresentando comportamento reverso em relação aos anos anteriores provando que esse ciclo 4 está bem divergente do que estamos acostumados a ver, por conta do institucional.
Setembro que costuma ser um mês fraco, de perdas, tivemos um ganho até que razoável, de quase 4%. No entanto, o mês de “uptober”até o momento, estamos quase devolvendo todo esse lucro de Setembro (lembrando que o mês ainda não acabou!!).
Então estamos inversamente proporcional aos dados Históricos. O que se mostra cada vez mais perigoso comparar esse ciclo com os anteriores, por conta de vários fatores que aconteceram no final do ciclo 3 até o final do ciclo 4, que é onde o institucional tem atuado com mais força no Bitcoin.
Lembrando que no final do ciclo 3 tivemos a entrada de mercado futuros para o mercado retail e que agora temos muitas notícias de muitas instituições gigantescas como a BlackRock tentando entrar com ETFs de Bitcoin no mercado Spot, para abocanhar essa fatia de mercado que é muito importante com a possibilidade de entrada de bilhões de dólares no mercado fazendo com que realmente traders e analistas vislumbrem uma subida meteórica do Bitcoin para 100 mil, 200 ou 300 mil dólares. Vale lembrar que o institucional não quer simplesmente que o preço seja catapultado a esses patamares de uma única vez. O mercado realmente precisa que o preço esteja barato para que esse volume de dinheiro possa realmente entrar. E preço barato não significa o valor em si, pois no ciclo passado 25K era caro e agora é um preço barato.
Outra observação no gráfico semanal é que estamos perdendo essa zona vermelha, que é uma zona de suporte e resistência puxada do perfil de volume traçada desde a ATH até a última mínima. E que essa pernada para baixo também rompeu a EMA8 como visto na última análise além de o preço ser rejeitado pela 0.5 do indicador Fibofan. Observando o BBWP, que é a compressão das Bollinger Bands em comparação com dados históricos, vemos muita oscilação e agora está na casa de 3,43%, acima da sua média novamente. Isso mostra que o BBWP está costurando sua média contraindo e entrando em volatilidade de novo, onde aparentemente essa volatilidade está querendo “entrar”. Porém, como podemos acompanhar pelo indicador de Índice de volatilidade, a média deste índice está sendo cruel segurando o rompimento do indicador lá embaixo em 2 oportunidades, já.
https://www.tradingview.com/x/tJ5TdRrw/
E pra finalizar, no gráfico de 4 horas vemos um canal de baixa, onde o price action está buscando seu fundo inclusive com o último candle testando a EMA8 com bastante recusa pois temos uma sombra de volume vendedor bastante pronunciada logo após o toque da EMA8.
Vemos também o teste na linha de suporte do perfil de volume na casa dos 26,6K, onde caso esse suporte seja rompido com a força da rejeição vendedora do candle atual, podemos atingir a casa dos 26,2K e muito provavelmente o Bitcoin possa vir mitigar o Orderblock na casa dos 26.2K, que é um orderblock que já confirmado com duas quebras de estrutura.
Vemos também o estocástico na zona de sobrevenda e que foi rejeitado pela linha de sobrevenda, fazendo um bouncing bastante negativo já que ele não chegou nem a romper essa zona.
O RSI está corroborando a perda de força, sendo rejeitado pela sua média e vindo novamente pras zonas abaixo da linha do 30, mostrando que a força vendedora está predominando fortemente nessa pernada de baixa dos últimos dias.
Olhando pelo indicador Williams AD, também verificamos essa tendência de baixa onde a força vendedora está abaixo da média do indicador, que está na descendente.
Vemos também várias quebras de mínimas anteriores fazendo fundos descendentes nesse indicador, o que é péssimo pois com uma tendência de baixa e fazendo fundos descendentes no indicador, isso mostra que realmente a força vendedora está muito grande e que ela pode permanecer assim até que os compradores consigam quebrar essa sequência fazendo fundos ascendentes até o rompimento da média fazendo que a força compradora permaneça na zona de acumulação.
https://www.tradingview.com/x/UpR4kYUA/
Respostas