Familia, boa tarde!
De novo, baseado em notícias sobre o ETF Spot tanto do Bitcoin quanto agora para o Ethereum (até a ChainLink entrando na rodada) tivemos uma grande movimentação com bastante volatilidade.
Entre essas not;icias a SEC está prometendo avaliar 12 pedidos de ETF e liberar as primeiras ETFs Spot do Bitcoin até o dia 17/11. As notícias ainda não foram confirmadas, porém fizeram com que a moeda pumpasse, até atingir aproximadamente os 38 mil dólares.
Aos que acompanham minhas análises já haviamos comentado desde o começo do ano que este era o alvo de um VAL (Value Area Low) do indicador perfil de volume (VPVR), onde a partir dos 32K, o preço poderia ser catapultado até os 38 mil, por conta do baixo volume traficado nessa região. E o fato foi culminado HOJE.
Porém, ainda baseado no FUD e no FOMO das notícias, tivemos uma queda até os 35,6K fazendo um long squeeze, e liquidando muitas posições que estavam também shortadas, desde os 37 mil dólares.
Na primeira imagem vemos uma retração de Fibonacci que vai desde a all-time high, em 69 mil dólares, até o zero absoluto.
Ou seja, puxamos uma retração de Fibonacci absoluta para ver o que está acontecendo com o preço do Bitcoin e para tentar determinar se estaríamos finalmente em Bull Market.
A vela desta semana fez um bouncing exatamente nos 34,5K, que é a linha 0.5 dessa retração !!
Ou seja, em se tratando de números absolutos do Bitcoin, acabamos de recuperar a linha 0.5 dessa retração, indicando que se conseguirmos realmente manter esta mínima nos 34.500, com confirmação de volume, poderíamos realmente virar a chave para a nova Bull market de forma definitiva.
Vemos também essa faixa vermelha que vai dos 40 mil até aproximadamente os 48 mil dólares. É outra zona de pouco interesse volumétrico, uma outra VAL (Volume Area Low) do indicador VPVR onde, se conseguirmos atingir os 40 mil dólares (e para atingir isso não existe absolutamente nenhuma análise que possa ser feita já que estamos tradeando notícias e isso pode acontecer agora ou pode acontecer daqui até o dia 17, já que as notícias sobre o ETF estão hypadas) e romper essa barreira, poderíamos estar sendo novamente catapultados até a linha dos 48 mil dólares, que é uma linha de resistência histórica onde foi feito o último bouncing na tentativa de recuperar os 50 mil após a queda do all-time high. Desta forma poderíamos sim estar buscando essa meta neste exato momento, caso a vela dessa semana acabe realmente fechando acima dos 34.500.
E tem mais, se vocês repararem no gráfico, o volume do gráfico semanal apenas rompeu a média nas duas últimas pernadas do pump, rompendo timidamente a média mostrando que não houve uma grande entrada de volume que justificasse a amplitude das velas.
Comprovando que o ganho de praticamente 35% do preço do Bitcoin nessas três últimas semanas, foi basicamente resultado de FOMO, ou seja, de notícias que foram postadas na especulação do ETF Sport do Bitcoin.
No gráfico vemos também o indicador estocástico já praticamente tocando no topo do range, indicando uma perda na força do price action. A coloração verde mais clara no meu setup também mostra essa perda de força . A coloração das velas é uma combinação de volume, tendência e momento, e o tom verde escuro indica que nas últimas três semanas tivemos uma positividade nesses três indicadores, e a tonalidade mais clara indica que já estamos perdendo um pouco desta força nessa vela atual.
A vela atual também mostra que a não rompemosu a banda de Bollinger com três desvios (linha mais tênue acima do indicador) e estamos acima da banda de Bollinger com dois desvios, indicando que realmente há uma certa volatilidade porém não a rompemos conforme vem indicando o BBWP com apenas 14% de retração até o momento.
https://www.tradingview.com/x/swxYFhGB/
Nesta outra imagem, vemos o Bitcoin atingindo o topo de um canal de alta que vem sendo traçado desde o último fundo e que, com isso e aliado à perda de força que estamos vendo no Price Action e indicadores, mostra que podemosestar começando a buscar patamares inferiores aqui dentro desse canal. Lembrando que um canal de alta normalmente rompe para baixo.
Não fizemos uma projeção de descompressão do canal por conta do hype de notícias, quee prejudica qualquer tipo de leitura técnica no gráfico. AVemos também essas faixas verdes no gráfico, que são os Fair Value Gaps, ou seja, são gaps de preço onde o mercado por estar em forte tendência acabou não testando e fazendo contrapartidas no sentido oposto, criando uma zona de preços onde o mercado não tem a certeza que esses valores são justos deixando esses GAPs para trás.
Vemos também na casa dos 20 mil, o POC do perfil de volume que ainda não foi movido desde foi rompido havendo apenas um reteste nessa linha. Mesmo após termos avançado acima dos 25 mil, 26 mil esta linha é um patamar fortíssimo e passível de reteste no macro pelo simples fato de ainda não ter sido movido.
https://www.tradingview.com/x/w02AHP6d/
Como você podem observar família, o fato de que o mercado esteja favoravelmente sendo agitado por açoes externas pode estar deixando um leque gigantesco de possibilidades e incertezas.
O fato das ETFs serem aprovadas em breve, não significa que elas estarão ativas no dia seguinte. Ainda vai haver uma fase de preparação para seu lançamento.
E ainda é uma caixa preta o fato de como os ETFs serão lastreados. Provavelmente ser Phisically Backed ( os BTCs disponíveis nos ETFs estarão de posse da operadora) e caso isso ocorra, a BlackRock já estaria de posse dos ativos? Se sim ela já está exorbitantemente no lucro e duvido que ela lançaria os ETFs fazendo seus clientes comprarem topo, como é o caso mais imediato.
E se ainda não está de posse dos ativos e precisar comprar do mercado, uma BlackRock nunca iria comprar um ativo hypado e no topo então ela teria a liberdade e a segurança de lançar os ETFs em momentos mais oportunos para ela e para os clientes, ou seja: Depois de o preço cair !!!
Vamos surfar a onda mas sempre com o gerenciamento de risco afiado !!
Tenham todos um ótimo fim de semana e bons trades !!
Respostas