No gráfico semanal do Bitcoin, estamos vendo o price-action respeitando este canal de alta, onde já temos dois toques exatos acima e dois toques exatos abaixo. Olhando para o price-action, estamos percebendo que o preço rompeu a banda de Bollinger de dois desvios padrão e já estamos na terceira semana consecutiva acima da banda superior, tocando sempre a banda de três desvios (a linha mais tênue que acompanha a banda de Bollinger). Estamos sendo delimitados por essa banda de Bollinger com desvio padrão maior indicando que a expansão da volatilidade está mais ou menos “controlada”, mantendo-se entre a banda de Bollinger com dois desvios padrão e a banda de Bollinger com três desvios padrão.
Um detalhe que não é bearish nem bullish é o fato da volatilidade não estar se expandindo de forma muito agressiva. Estamos com bastante amplitude nas velas há quatro semanas porém essa amplitude não é refletida na expansão da banda de Bollinger, o indicador BBWP. E contra partida, estamos vendo alguns sinais de desgaste onde aparentemente poria ser o início de uma reversão do Bitcoin, tecnicamente falando, pois a gente sabe que essa semana ainda vão haver notícias sobre o ETF Spot do Bitcoin, ja que foi noticiado que dia 17 haverão algumas liberações de ETF Spot. Não temos confirmação por isso precisamos esperar para ver a veracidade da notícia mas enquanto isso não acontece, até o dia 17 o hype vai estar alto e qualquer notícia pode estar pumpando o Bitcoin e qualquer coisa pode acontecer no gráfico. Assim como as notícias positivas do ETF Spot pumparam o gráfico, notícias negativas podem fazer o gráfico cair.
Voltando ao gráfico, vemos as médias bastante confusas. Por exemplo, estamos vendo uma mini cruz-da-morte: a SMA100 cruzando para baixo da SMA200.
Isso é um sinal bearish ainda que esse cruzamento não tenha a mesma força de uma cruz-da-morte da SMA50 com a SMA200. Porém, o cruzamento da média de 100 abaixo da média de 200 nos indica que ainda a tendência de baixa predomina no longo prazo.
Quando a tendência está definida no longo / médio prazo, as médias costumam estar alinhadas com as médias mais longas abaixo das médias mais rápidas. E não é o que acontece aqui no gráfico semanal do Bitcoin em sua totalidade.
Vemos as médias de curto prazo como as EMA8, SMA21 e SMA50 em ascensão, indicando que a tendência de curto prazo realmente está ascendente. Porém, vemos a média de 200 ascendente com a média de 100 descendente, média de 89 descendente… Essas costuras de médias, elas estando embaralhadas nos indica que no longo prazo ainda não há definição da tendência. E sem essa definição clara, não podemos bater o martelo para saber se realmente voltamos a uma BullMarket.
E Família, aqui a gente é “obrigado”pelo bom senso a passar para vocês sempre os dois cenários.
Então o cenário de correção mais imediato que podemos ter de forma mais imediata é a busca do Price Action no toque da EMA8. Vemos a EMA-8 subindo bastante agressivamente, com 60 graus de inclinação aprox. e indicando que a média pode estar vindo buscar o preço, e não o contrário. Neste caso o preço poderia estar se lateralizando na faixa dos 37K, esperando a EMA-8 chegar. Porém a SMA21 que é a média da Bollinger Band ainda está muito abaixo tanto do price-action como da EMA8, então podemos ter uma confluência dos dois fatores aqui: O preço poderia realmente cair um pouco vindo buscar essas duas médias, enquanto essas médias estão aproveitando a sua inércia desse período de ascensão, para alcançar o Price Action.
Um outro detalhe que não pode passar desapercebido é essa primeira linha vermelha horizontal no gráfico que é o primeiro suporte do perfil de volume na casa dos 30.4K. O perfil de volume, acima dessa linha (até a casa dos 35K mais ou menos) mostra um vácuo de volume transacionado. Não é um vácuo grande mas está em um patamar de volume bem menor do que os dois suportes. Isso quer dizer que se o preço acabar chegando até os 35K mais ou menos, ele poderia estar sendo catapultado de volta para os 30K. Não é impossível, até porque temos um gap de valor na casa dos 30.4K até a mínima do último candle, na casa dos 34K. Esse gap, caso venha a ser fechado, seria até positivo no sentido que estaríamos testando um patamar acima do último fundo, formando um novo fundo ascendente para podermos voltar a ter novas pernadas de alta.
E um detalhe para a prestarmos atenção é o estocástico: O estocástico já está sobrecomprado buscando o topo do range, junto com a curva de momento que também já está se encaminhando na linha da sobrecompra.
A linha de momento é um pouco mais lenta e ela já está bastante acima no range, também é evidenciando um possível desgaste neste movimento alcista. Vemos também o indicador ADX (que é essa linha que cruza o indicador Market Monitor) e ele está indicando 23 pontos em ascensão, ou seja, o ADX mostra a força da tendência positiva e crescendo. Este indicador não indica sentido pois é um indicador de volatilidade, assim como o BBWP. Porém, ele mostra que a tendência está se fortalecendo, ainda abaixo dos 25 que é o padrão do indicador onde se divide se a tendência está forte ou fraca. Estamos nos encaminhando para esse patamar. O indicador Chaikin Money Flow também está positivo, indicando que o volume ainda é predominantemente comprador e ele está em acumulação.
O indicador Williams AD que aparece no segundo print está nos indicando que a força de acumulação do mercado está ascendente e rompendo as mínimas anteriores. Esse é um sinal bastante bullish, apesar de termos alguns indicadores e padrões indicando desgaste, porém a leitura que está aparecendo aqui e no Chaikin Money Flow, nos mostra bastante positividade e força compradora.
https://www.tradingview.com/x/9qXQVyTH/
https://www.tradingview.com/x/1xJHsrxv/
MATIC gráfico semanal
Vemos a Matic fazendo um triângulo lateralizado com 2 toques em cima e 2 embaixo, e durante essa semana, com esse salto dado no price-action logo após testar a base do triângulo, o preço já está vindo buscar um terceiro toque na LTB superior do triângulo.
Porém, internamente temos um canal de baixa, onde também temos 2 toques em cima e 2 embaixo, então muito provavelmente a Matic ainda vá fazer algum bouncing dentro desse canal antes da tentativa do rompimento, chegando mais perto do vértice desse triângulo lateralizado, e aí decidir romper entre um lado ou outro. O que muito provavelmente pode acontecer é estourar os dois padrões pra cima, já que no canal de baixa, a tendência é romper para cima.
O toque da vela dessa semana aconteceu em uma resistência tripla: temos o topo do canal de baixa servindo de resistência, temos o POC do VPVR e a linha vermelha que é a SMA89, que é uma média que eu uso bastante pra tentar identificar inversão de tendência no médio e longo prazo e temos essa linha tênue acima da banda de Bollinger, que é a BB com três desvios padrão. Portanto poderemos ter um pouco de dificuldade em romper a casa dos 0.89 USDT.
Um outro detalhe bullish é a EMA8. A EMA8 está cruzando a média da banda de Bollinger que é a SMA21. Isso indica uma inversão de tendência no curtíssimo prazo. Por isso vemos essa coloração esverdeada aqui na vela, que no meu setup é uma combinação de volume+tendência+momento positivos.
E em contrapartida o estocástico já está na zona de sobrecompra onde provavelmente vai buscar um toque aqui na linha máximado range antes de procurar a pernada de baixa, de recuperação de força. Isso está coincidindo com o toque acima do canal indicando que a MATIC pode estar vindo buscar uma correção em breve. O fundo deste triângulo pode ser um fundo plausível já que pode coincidir com a linha 0,5 ou 0,618 do canal de Fibonacci.
Então uma correção na casa dos 0,52USDT para resetar o seu estocástico e buscar um fundo ascendente não seria de todo ruim.
https://www.tradingview.com/x/RvoSmvHt/
Familia, a semana ainda promete muita especulação principalmente no dia 17 onde algumas notícias (não confirmadas) ventilam a possibilidade de aprovação de algumas ETFs Spot do Bitcoin. Portanto o hype ainda vai estar alto e graficamente será impossível determinar até onde isso poderia alcançar.
Em análise anterior vimos que o preço poderia alcançar até os 48K com o hype em alta como está. Mas nem de longe isso teria algum fundamento. Surfemos a onda mas preparados para um possível caldo, pois uma coisa nós sabemos: um gráfico que sobe sem fundamentos, cobra seu preço uma hora ou outra.
Estamos há 2 anos pagando o preço da subida ao ATH, portanto família, nem de longe deixem sua gestão de risco em segundo plano.
Tenham todos uma ótima semana e bons trades!
Respostas