Salve Família, muito boa noite !!
E o mês mais longo do ano começa com o pé esquerdo.
A semana já começou concentrado várias notas mais cruciais do FED nos primeiros dias, e apesar da taxa de juros ter se mantido, muitos outros indiocadores vieram com resultados abaixo do esperado como vocês podem ver no nosso Calendário Financeiro.
Os principais resultados de maior impacto financeiro vieram negativos e a manutenção da taxa de juros em 5.5 acabou gerando bastante falta de confiança no mercado.
Amanhã ainda teremos mais indicadores econômicos sendo anunciados, portanto poderemos ficar oscilando na parte de baixo da vela semanal até o início da próxima semana.
Investidores Retail poderão melhorar um pouco o aspecto do price-action uma vez que sem a ação do institucional, todas as visões se tornam compradoras.
Porém no Intra-Day, apesar de a tendência lida nas médias esteja mostrando que no médio-longo prazo ainda é positiva, estamos com a tendência de curto prazo Bearish, com a EMA8 abaixo da SMA21 (média da Bollinger Band) e com o price-action abaixo das médias de longo prazo.
Uma posição bastante incômoda, se levarmos em conta a retração de fibo desta queda (Fibo que foi devidamente validada quando sofreu a rejeição na sua linha 0.5), desde o último toque nos 70K. Nesta fibo, vemos uma projeção áurea na casa dos 59.5K (linha 1.618).
Outro sinal bastante Bearish é essa “right-angled ascending broadening wedge” (ou numa tradução um pouco mais livre, Megafone ascendente de ângulo reto).
Esta é uma formação onte 70% das vezes rompe para baixo, mas por ser uma formação em ascendência, o alvo projetado não é longo e estaria na casa dos 60.6K .
Como podemos ver, graficamente os anúncios causaram um bouncing negativo nos osciladores, onde o momento, que passava por uma recuperação na zona negativa acabou ganhando força na queda.
O Mesmo aconteceu com o Estocástico onde realizou o famoso “Bouncing prematuro” dentro da zona de Sobre-venda.
Como explicado antes, esses bouncings dentro da zona de sobre-compra ou sobre-venda, quando ocorrem, podem ter uma ação muito mais explosiva no price-action que a totalidade da pernada.
Neste momento, o estocástico aponta para fora da sobre-venda com o Momento revertendo. Para que essa configuração seja contínua, precisamos melhorar a performance de volume, o que será lido no MoneyFlow.
Ocorre que amanhã teremos mais divulgações por parte do FED, então fica a incógnita se o price-action não sofrerá influências externas.
https://www.tradingview.com/x/KSlNiHGC/
A vela semanal ainda não perdeu sua coloração verde escuro, vinda do meu setup (Setup publicado no dia 07/07) onde as cores das velas representam uma junção de forças (Momento + tendência + Volume). Com isso vemos que apesar da queda, estamos em tendência de alta.
Isso é corroborado no médio-longo prazo, onde estamos muito acima das médias e ainda temos a SMA89 próxima a romper a EMA144 para cima fortalecendo essa leitura.
No curto prazo é que ainda estamos com tendência Bearish, visto que a EMA8 segue sofrendo para romper a SMA21 (média da Bollinger Band).
Neste momento, o preço rompeu o Golden Pocket medido na Fibo de toda a pernada de alta, dando sinais que poderemos ver um reteste na 0.5 em 61.7K e se o BTC for malvadão como de costume, poderá liquidar muitas posições que se colocaram abaixo de 61.4K que seria o fechamento do FVG (Fair Value GAP) deixado na vela retrasada.
A compressão das Bandas de Bollinger voltou. O BBWP que havia dado sinal de começo de expansão se retraiu novamente, voltando a 1.29% com sua média ainda na descendente. Outra evidência que a pressão vendedora de momento é exclusivamente extra-gráfico.
Olhando para os osciladores, tirando a perda de potência momentânea do MoneyFlow justificado por essa pressão vendedora não tivemos mudanças na configuração do estocástico nem do Momento: seguem em ascendência mostrando que essa queda é momentânea (POR ENQUANTO). Claro que se a pressão vendedora persistir, podemos ver alguns bouncings indesejados.
https://www.tradingview.com/x/Xpk4uNKV/
Como ainda estamos em dia útil, o mercado de Futuros pode estar tentando aproveitar esse momento de volatilidade e FUD para realizar lucros com posições ultra alavancada.
Vemos isso no mapa de liquidações onde parece que esta puxada para baixo é um long-squeeze e estamos capturando toda a liquidez mostrada justamente até os 63K.
Isso condiz com o LSR que voltou a patamares de 2×1 (2 posições em Long para cada Short) mostrando que as CEXs novamente estão de olho e não estão dispostas a pagar o lucro dos ultra-alavancados
E voltando a falar do nicho das ETFs, vemos que o abismo entre a IBIT e a GBTC só aumenta. GBTC está em liquidação desde que as ETFs foram aprovadas no início do ano e a GreyScale segue sem mover uma palha para abaixar as taxas de seu papel.
Vemos também que Julho foi um mês basicamente de compras. O Mercado de ETFs aproveitou muito bem a consolidação do BTC na casa dos 60K onde tivemos apenas 4 dias de OUTFlow (sem contar o de hoje que ainda não acabou), mas que evidencia mais que também está havendo FUD entre os investidores, pois o volume de saída é muito baixo em comparação com o INFlow médio do mês.
Família, hoje fico por aqui.
Tenham todos um ótimo Fim de Semana e bons trades !
Respostas